top of page
carla-removebg-preview.png

Robô Educacional Carla

O robô Carla é uma plataforma educacional de baixo custo e de fácil fabricação, que foi criada com o objetivo de proporcionar a inserção da Robótica Educacional em escolas públicas. Além do caráter multidisciplinar inerente à robótica, o robô Carla pode ser aplicado a todas as idades para ensino de robótica móvel, algoritmos e programação, microcontroladores, eletrônica básica, sistemas mecânicos, sensores e atuadores, que podem ser lecionadas de forma relacionada ao conteúdo curricular das escolas. Por se tratar de uma plataforma de baixo custo e fácil fabricação, os professores e alunos da escola podem participar desde a etapa de fabricação do robô, criando uma maior proximidade dos atores educacionais com a ferramenta.

Visitas guiadas ao Laboratório de Robótica da UFS

As visitas guiadas ao Laboratório de Robótica da UFS é um projeto gratuito e aberto a todas as idades, cujo objetivo é proporcionar aos alunos de ensino infantil, fundamental, médio e técnico, ou para a comunidade em geral, a oportunidade de conhecer sobre a robótica. Para tanto, pais e representantes de escolas (professores e/ou coordenadores) podem solicitar agendamento da visita, na qual os participantes terão a oportunidade de conhecer nossos robôs e linhas de pesquisa, além de interagir com experimentos como controlar um braço robótico e/ou um robô móvel, além de conhecer nosso time de futebol de robôs Campeão Latino-americano, o Caboclinhos. Adicionalmente, as visitas são uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre a universidade e cursos de graduação da UFS.

Visitas_guiadas.JPG
image7849.png

Futebol de Robôs

O futebol de robôs, enquanto linha de pesquisa, representa uma área desafiadora por seu caráter multidisciplinar, complexidade de projeto e atuação em ambiente dinâmico. Por outro lado, a junção do futebol, um dos esportes mais praticados no mundo, com a robótica, faz do futebol de robôs uma ferramenta extremamente poderosa para motivar adolescentes e jovens a estudar conceitos de matemática, física, engenharia e computação. Atualmente, o GPR-UFS conta com dois times desenvolvidos pelo próprio Grupo, o Caboclinhos e o Lambe-sujo. Os times, cujos nomes são homenagem à festa popular de mesmo nome em Sergipe, são de projeto aberto, o que proporciona que outros grupos possam reproduzi-los e aperfeiçoá-los. 

​O Campeonato Sergipano de Futebol de Robôs por Simulação é um projeto já encerrado do Grupo e teve como objetivo despertar nos jovens o interesse pela ciência e tecnologia, propagando o ensino da robótica. O público-alvo compreendeu os alunos de escolas públicas e particulares de Sergipe entre o 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, organizados em equipes são de 3 a 5 alunos supervisionados por um professor da mesma escola, sem limite de equipes por escola. Por se tratar de simulação, os custos e habilidades técnicas necessárias para a construção de um time físico foram contornados, mas a alegria e empolgação dos alunos foram preservados. A participação no Campeonato era gratuita e foi oferecido aos professores um minicurso de Introdução à Robótica e Futebol de Robôs, como forma de capacitação para orientação dos alunos. O projeto foi finalizado em seu formato simulado após seis edições, apresentando um número crescente de participação e cumprindo seu objetivo de estimular estudantes a seguirem carreiras ligadas à ciência e tecnologia e agora um novo formato com robôs físicos está em desenvolvimento.

CampeonatoSimulação.JPG

Campeonato Sergipano de Futebol de Robôs por Simulação

bottom of page