top of page
Caboclinhos3.JPG

Caboclinhos: Projeto Aberto

O Caboclinhos é um time de Futebol de robôs cujo nome é uma homenagem à manifestação folclórica homônima, típica da cidade histórica de Laranjeiras-SE. A primeira versão do time foi constituída em 2009 para participar da categoria IEEE Very Small Size da Competição Brasileira de Robótica. Em 2015, com um projeto renovado, voltamos a competir na mesma categoria, mas desta vez, como estreantes na Competição Latino Americana de Robótica (LARC). Nesta edição conquistamos a 3ª colocação e na edição seguinte fomos campeões.

Todo o projeto do time campeão foi aberto e disponibilizado gratuitamente na internet para ser replicado ou utilizado como base por estudantes de outras Universidades, estimulando o surgimento de novas equipes e popularizando o futebol de robôs no país. Para mais informações, clique aqui.

O Lambe Sujo

Notadamente, com o aumento do número de equipes participantes e competitividade na categoria, além da popularização do projeto do time Caboclinhos, nosso Grupo decidiu enfrentar novos desafios e começar um novo projeto. Dessa forma, em 2018, demos início ao desenvolvimento do time de futebol de robôs Lambe Sujo, nome também em homenagem a manifestação folclórica da cidade de Laranjeiras-SE. O objetivo desse projeto é apresentar um caráter mais competitivo, incluindo melhorias em todas as etapas que compõem o projeto de futebol de robôs, incluindo visão computacional, eletrônica, estrutura e as estratégias de controle e de jogo. A sua primeira versão competiu na LARC de 2018, recebendo menção honrosa, e em 2020, durante a pandemia, em edição virtual, atingiu a 3ª colocação. O projeto se encontra ainda em evolução. Para saber mais sobre o time Lambe Sujo, clique aqui.

bottom of page